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Criação nº 156

Da Índia?!

Sinopse

Um casal de professores longe de casa, sem casa. Só ele ficou colocado. Ela está em teletrabalho. Ele tem que dar Português mas é professor de História. Ela pode ajudar mas não cozinha. Ele cozinha mas tem que preparar a matéria. O Auto da Índia, de 1509. Portugal, de 2023.

Os Intérpretes


Alexandre Calçada

Nasceu em Faro, em 1992. Iniciou a sua atividade profissional ainda durante a adolescência, ao longo das férias estivais e fins-de-semana, na área da hotelaria, tendo, mais tarde, trabalhado em discotecas da região algarvia, também durante as férias, já enquanto estudante de teatro. Concluiu em 2014 a Licenciatura em Interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP). Trabalhou com encenadores como António Durães, Marco Martins, Jorge Castro Guedes, Paulo Calatré, Fernando Mora Ramos, Kate Craddock e Nuno Carinhas. Através do programa Erasmus trabalhou como ator em dois filmes realizados em Newcastle, em Inglaterra, no Reino Unido. Ainda em Cinema, participa na Curta-metragem “Dentro” de João Nuno Faria. Conta alguns trabalhos com produtoras de ficção Nacional: Plural Entertainment, nas novelas “Santa Bárbara”, “Massa Fresca” e “Jogo Duplo”; e na SP Produções, na novela “Paixão”. Começou a colaborar com o Teatro do Noroeste-CDV em 2018, no espetáculo "A Estalajadeira”, de Carlo Goldoni, com encenação de Ricardo Simões. Participou na Escola de Verão para Atores, coordenada por Guillermo Heras, em 2019, 2020 e 2021, tendo tido formação com Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Henriques e Carlos Avilez. No elenco residente da companhia desde 2019, integrou o elenco dos espetáculos “Farsa de Mestre Patelin”, de João Mota (cocriação com A Comuna); ”Rottweiler”, "Ovos Misteriosos", "A Noite", encenados por Ricardo Simões; "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", encenado por Tiago Fernandes; "Falar Verdade a Mentir", encenado por António Capelo; “Hantígona", encenado por Guillermo Heras; e “Memória, Memória, Começa a História!”, de Graeme Pulleyn. Para além de ator, é também assistente de produção na Companhia; formador nas Oficinas de Teatro Regulares do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste-CDV, assim como monitor nas oficinas de teatro de férias do Serviço Educativo da Companhia. 


Marta Bonito

Atriz e criadora. Frequentou o curso de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) e o mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Concluiu o curso de Interpretação na Drama Studio London em 2018. Em teatro destacam-se os projetos Spicy White (2022) encenado por Josh Hinds, Pains of Youth (2018) por Helen Tennison, Barulheira (2015) encenado por João Sousa Cardoso e Katzelmacher (2012) encenado por Luís Araújo e Ricardo Braun. Em performance/ movimento destacam-se Trojan Horse (2015), cocriação com André Mendes, Suite nº1 ABC de Joris Lacoste (2014) e Bodies in Urban Spaces (2013) de Willi Dorner. Em cinema A Ronda da Noite de João Sousa Cardoso (2013), A Rapariga de Berlim de Bruno de Freitas Leal (2014), Som de Alex Turvey (2015) e Six Days After Forever de Yoi Kawakubo (2022). Está neste momento a desenvolver o solo My body is not your country com estreia marcada no final de 2022 em Londres.

 Os Criadores


Ricardo Simões

Encenação

1979, Viana do Castelo. Licenciado em Gestão Artística e Cultural. Bolseiro de Mérito Académico IPVC / DGES-MCES, em 2009/2010 e em 2010/2011. Frequentou o Doutoramento em Estudos Culturais das Universidades do Minho e de Aveiro, com Especialização em Sociologia da Cultura. Jurado convidado em Provas de Aptidão Profissional, ACE-Porto (2018) e Balleteatro (2019, 2021, 2022). Ator profissional desde 1997, fez 1 ano de formação na OficinActores - Nicolau Breyner Produções - Lisboa. Em mais de 65 criações do Teatro do Noroeste-CDV de 1997 a 1999 e de 2006 até hoje foi: ator; assistente produção e encenação; comunicação; encenador e dramaturgo residente de 2013 a 2015. Colaborou e/ou promove colaborações com: ACERT; ACTA-Algarve; Artimagem; Comuna; Escola da Noite; Artistas Unidos; Circuito Ibérico Artes EsCénicas (Espanha); CTA-Almada; CTB-Braga; Cendrev-Évora; Centro Dramático Galego (Espanha); European Theatre Convention (Berlim); Festival Mindelact (Cabo Verde); FITEI; Instituto Internacional do Teatro UNESCO (Paris/Xangai); LU.CA; Bando; Teatrão; Seiva Trupe; Teatro das Beiras; Teatro Fontenova; TEC-Cascais; TEP-Porto; Teatro Municipal do Porto; Teatro Nacional S. João; Teatro Montemuro; Teatro Nacional 21; Teatro do Vestido; e com os/as criadores/as: Carlos Avilez, João Mota, Jorge Silva Melo, Olga Roriz, Guillermo Heras, Fernando Gomes, Isabel Barros, Nuno Cardoso, Alexandra Moreira da Silva, Gonçalo Amorim, Pedro Mexia, Joana Craveiro, Albano Jerónimo, Sara Barros Leitão, entre outros/as/xs. Desde 2014, escreveu, interpretou e/ou encenou: “Cenas da Vida dos Maias"; "Enquanto Navegávamos"; "A Casa do Rio"; "24A74 - Salgueiro Maia"; "Bodas de Sangue”; "O Sonho de Pedro”; "A Estalajadeira"; "Ovos Misteriosos"; “Rottweiler”; “Mas alguém me perguntou se eu queria ir ao teatro?!”; “Noites de Caxias"; “A Noite”. Em 2017, criou o Festival de Teatro de Viana do Castelo, que dirige. É diretor artístico do Teatro Noroeste - Centro Dramático de Viana desde setembro de 2015. 


Adriel Filipe

Assistência de Encenação

Nasceu em 1993 no Brasil. Foi modelo infantil de fotografia e passarele. Chegado a Portugal em abril de 2009, tirou o Curso de Técnico de Animação Sociocultural na Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo, que concluiu em 2012. Em 2010 integrou o elenco de um grupo de teatro amador de Santa Marta de Portuzelo (Grupo Parnassus) e participou em diversas iniciativas e projetos teatrais de forma amadora ou independente. Estreou-se profissionalmente no Teatro do Noroeste-CDV em 2011, no espetáculo "Ecos Verdes", de Castro Guedes. Em 2012, participou numa Masterclass de Teatro com o ator João Grosso, assim como mais tarde, fez outras formações em interpretação, com Pedro Giestas e Guilhermo Heras. Participou em várias edições da Escola de Verão para Atores, tendo como formadores Guilhermo Heras, João Mota, Olga Roriz, Alexandra Moreira da Silva, Isabel Barros, João Henriques, Teresa Lima, Ricardo Simões, Nuno Cardoso, Antonio Simón, entre outros/as. Integrou o elenco residente do Teatro do Noroeste-CDV entre janeiro de 2014 e dezembro de 2019, tendo participado nos espetáculos “João e o Pé de Feijão”, "A Vida Trágica de Carlota, a Filha da Engomadeira”, "O Gato das Botas", "Viva o Casamento", "Pinóquio" e "Perdição", de Fernando Gomes; "Pequenas Peças Desoladas" e "Bodas de Sangue", de Guilhermo Heras; "Anjo Branco" e "(I)migrantes", de Graeme Pulleyn; “A Estalajadeira” e “A Noite” de Ricardo Simõers, entre outras produções da Companhia até 2018/2019. Desde 2020, por desafio da Direção Artística exerce, principalmente, a função de Produtor Executivo, tendo a seu cargo a organização, implementação e acompanhamento dos processos de criação, acolhimento e circulação da Companhia, incluindo e com destaque para o Festival de Teatro de Viana do Castelo; assim como a manutenção e articulação entre espaços de trabalho da Companhia, reportando à Assessoria Diretiva, à Direção Artística e à Direção do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana.


João Grisantes

Videografia

Natural de Viana do Castelo. Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa, 2014. Menção Honrosa no Festival Index, curta-metragem “Shiva”, em 2012. Vencedor do concurso de fotografia “I Love My City” da CBS Outdoor, com foto exposta nos painéis digitais do metro de Londres e vencedor do concurso de fotografia “Alternative Summer” da Manchester Pale Ale, em 2013. O foco principal da sua carreira envolve trabalhar num ambiente criativo, que permita pôr em prática as suas ideias ou as ideias de um grupo. O seu contacto inicial com o mundo do teatro aconteceu pela mão do encenador Castro Guedes, com quem colaborou como fotógrafo / videógrafo de cena na sua companhia de teatro Dogma12, em 2012. Estagiou como Arquivista na Cinemateca Portuguesa em 2014. Emigrou para Inglaterra em 2014 e, até 2020, trabalhou como freelancer em vídeo e fotografia, tendo também sido Localisation Quality Assurance Tester, na SEGA. Regressou para Portugal (Viana do Castelo) em 2020 e, em 2021, respondeu a uma oferta de emprego e foi admitido como Técnico Multimédia no Teatro do Noroeste - CDV, tendo como funções a criação de imagens para produção de conteúdos pelo departamento de Comunicação da Companhia. Todos os registos de espetáculos em formato fotográfico e vídeo, assim como a produção de imagens para fins promocionais são da sua autoria, trabalhando ainda com o serviço externo de desenho gráfico. Acompanhou o processo de criação do sítio eletrónico www.tmsm.pt que monitoriza, fazendo a comunicação de avarias à empresa de manutenção e acompanhando a sua resolução. No seguimento da redução de 70% da produção de materiais em papel que a Companhia adotou em 2021, propôs à Direção Artística a elaboração de cadernos de espetáculos em formato digital. Tendo sido aprovada, desenhou os Cadernos do Noroeste, patentes em cadernosdonoroeste.pt. 


Ana Barbosa, Alexandre Calçada, Adriel Filipe, João Grisantes, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes

Cocriação


Ana Reguengo, Daniel Gonçalves, Elisabete Pinto, José Esteves, Liliana Barbosa, Patrícia Soares

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